TIPOS DE DESENVOLVIMENTO

 

Vejamos agora os principais tipos de desenvolvimento da dissertação. Deve-se reforçar aqui que não se trata de regras, mas dos modelos mais utilizados pelos escritores em fase escolar. Você não é obrigado a adotar um desses exemplos. É comum que, em dissertações jornalísticas, por exemplo, você encontre desenvolvimentos estruturados de maneira bem diferente da dos que se enumerarão a seguir. O importante é que, no desenvolvimento, encadeiem os argumentos que comprovarão a tese (dissertação argumentativa) ou as informações sobre o assunto sobre o qual se deseja informar o leitor (dissertação expositiva).

 

a) Desenvolvimento por explicação: esse tipo de desenvolvimento, um dos mais comuns, consiste em elaborar cada parágrafo com base em uma explicação para o problema exposto na introdução.  Para fazê-lo, podemos proceder da seguinte forma: após definirmos o  ponto de vista ou o assunto a ser apresentado, perguntamos □ Por quê? □ a essa formação inicial.  Cada resposta a esse □ Por quê? □ resultará em um parágrafo do desenvolvimento. Vejamos um exemplo produzido a partir do tema □ A crise entre o Canadá e o Brasil □. Definida a tese, o escritor perguntou-lhe □ Por quê?□ e, com base em cada resposta, produziu os parágrafos do desenvolvimento:

Tese: A proibição do consumo de carne brasileira no Canadá teve fins político-comerciais.

POR QUÊ?

Argumento 1 (resposta 1): A alegação de que o gado brasileiro estava contaminado é infundada, uma vez que a contaminação só se dá por ingestão de ração animal. No Brasil, os animais são tratados à base de vegetais.

Argumento 2 (resposta 2): Uma das maiores empresas do Canadá – a Bombadier – queria conter a expansão de sua principal rival, a brasileira Embraer. É por isso que houve o boicote à carne brasileira.

Agora, veja a dissertação pronta. Repare em que os dois parágrafos do desenvolvimento foram elaborados a partir das respostas acima:

 

A guerra comercial entre Brasil e Canadá (Redação de aluno)

 

Em fevereiro deste ano, o Canadá, ao tomar atitude infundada de proibir o consumo da carne brasileira, viu-se sem explicação para o boicote, pois tudo isso não passa de um jogo político-comercial contra o Brasil.

Quando o ministro da agricultura canadense proibiu a comercialização desse produto, teve como alegação a suposta contaminação da carne pelo mal da vaca louca. E, de acordo com pesquisadores, o animal só é contaminado pela ingestão de ração animal, ou seja, tal fato não tem fundamento no Brasil, visto que os animais são tratados à base de vegetais.

Na realidade o Canadá teve o objetivo de brecar a expansão da Embraer, principal concorrente da Bombadier no mercado internacional de jatos regionais de até cinquenta lugares. Porque o monopólio que a empresa canadense exercia havia alguns anos estava sendo superado pela rival brasileira, Embraer.

Dessa forma, constata-se que não é a vaca que está louca, e sim a atitude do governo canadense, pois o que mais o incomoda não é o fato da carne estar ou não contaminada, e sim a intolerância de estar perdendo espaço comercial para um país subdesenvolvido.

 

 

 

 

 

EXERCÍCIOS

 

Elabore teses possíveis para textos sobre os temas propostos a seguir, conforme o

exemplo abaixo:

 

TEMA: A importância da religião na vida do homem.

TESE: O homem, por ser incompleto, procura fora de si as respostas para suas perguntas mais fundamentais, sobretudo no tocante à própria existência. Ora, a religião é a resposta perfeita, pois, descolada da razão, é capaz de responder a qualquer anseio e acalmar o coração de todo ser humano.

 

a) TEMA: Desemprego e informalidade: a deterioração das oportunidades e condições de trabalho no Brasil.

TESE: ________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

b) TEMA: Violência urbana e crime organizado: quais as soluções para a sensação de

insegurança nas grandes metrópoles?

TESE: ________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

c) TEMA: Cotas para negros nas universidades: solução para o preconceito no Brasil?

TESE: ________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

d) TEMA: Educação e cultura: sua importância para o indivíduo e a sociedade.

TESE: ________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

e) TEMA: Corpo e beleza: como cuidar da aparência sem descuidar da mente?

TESE: ________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

f) TEMA: Arte e sociedade: por que as pessoas se afastaram dos teatros, museus e salas de concerto?

TESE: ________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

g) TEMA: O mundo de amanhã: como impedir queimadas, aquecimento global, poluição,esgotamento de reservas naturais, diminuição da biodiversidade e extinção das espécies?

TESE: ________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

h) TEMA: Ética e pesquisa científica: quais os limites morais da ciência?

TESE: ________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

i) TEMA: Inclusão digital: como fazer que todos entrem na era da informação e se beneficiem da tecnologia?

TESE: ________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

j) TEMA: Relacionamentos amorosos e familiares no mundo contemporâneo: melhores ou piores?

ESQUEMA DE DESENVOLVIMENTO POR EXPLICAÇÃO

 

I – INTRODUÇÃO

 

TEMA = TESE OU PONTO DE VISTA

 

EXEMPLO:

 

TEMA: O VESTIBULAR UM MAL NECESSÁRIO

 

TESE: O VESTIBULAR PRIVILEGIA OS CANDIDATOS PERTENCENTES ÀS CLASSES MAIS FAVORECIDAS ECONOMICAMENTE.

 

II – DESENVOLVIMENTO

 

PREGUNTA-SE POR QUE À TESE.

 

OBTÉM-SE:

 

Ø  1º ARGUMENTO

Ø  2º ARGUMENTO

Ø  3º ARGUMENTO

 

III – CONCLUSÃO

 

CONFIRMA-SE A IDEIA CENTRAL. DEVE EVITAR, ENTRETANTO, A SIMPLES REPETIÇÃO DA TESE.